Perspectivas do mercado móvel em 2011 (2a parte)

No último post apresentei minha visão sobre os fatos que aconteceram e estariam para acontecer no mercado móvel.

Passados 6 meses que novidades temos neste setor?

Do ponto de vista estritamente tecnológico não há muito o que se comentar.  O iPad2 foi lançado com a mesma fanfarra que o anterior e finalmente adicionou um item que já era padrão nos demais tablets : câmeras.

Além do hardware melhor e mais fino a Apple conseguiu fazer de novo algo que sempre me intriga: apresentar features já existentes em outros dispositivos mas fazê-lo de maneira que todos (ou quase) esqueçam disso.

Os rumores agora são que o iPad3 seria liberado este ano juntamente com o iPhone5.  Até o momento não há confirmação de tal e pelas vendas do iPad2 eu particularmente acho que seria uma decisão equivocada.

Como os concorrentes não conseguem se aproximar da Apple mesmo tendo soluções de hardware superiores não vejo por que apressar o lançamento de uma nova versão. É melhor capitalizar sobre os ganhos de escala que o modelo corrente vem apresentando.

Recentemente a HP decidiu mandar sinais confusos para o mercado sobre sua estratégia quanto ao WebOS e a única certeza que temos é que ela está saindo do mercado de tablets.  Ou melhor, saindo por ora!

O Playbook da RIM e o Xoom da Motorola amargam vendas abaixo do esperado e o único concorrente que tem gerado algum volume de vendas é o Galaxy Tab 10.1.

Por enquanto nenhum dispositivo lançado comercialmente usa os modelos Quad-core da Nvidia (ou similar) mas a tendência é que tal seja inevitável em 2012.

A união da Nokia + Microsoft anunciada no início do ano ainda não apresentou resultados concretos mas deve fazê-lo nos próximos meses.  Resta saber se a Nokia ira matar todos os demais dispositivos para apostar no OS móvel da MS.

Num movimento recente o Google comprou a divisão de celulares da Motorola supostamente para ter um controle maior sobre todo o processo e acelerar ainda mais o uso do Android.  Vamos esperar para ver o que na prática isso resultará.

Share
This entry was posted in Geral and tagged , , , , , , . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>