Perspectivas do mercado móvel em 2011

“Nvidia planeja lançamento do primeiro chip quad-core para equipamentos móveis em 2011″

Com uma notícia como essas (vide post) fica fácil apostar que o mercado móvel, de forma similar a 2010, mas em ritmo mais acelerado, dominará as novidades no setor de tecnologia em 2011.

A invasão de tablets de primeira geração em 2010 e com os dispositivos de segunda geração chegando este ano todos os demais desenvolvimentos, por mais interessantes do ponto de vista técnico, parecem que serão relegados a um segundo plano.   Este ano deve ser lançado a nova versão do Mac OS (10.7) e a nova versão do Windows (no momento ainda chamado de Windows 8).

A pergunta é quem liga para isso?

A mídia, especializada ou não, só tem atenção para as novas versões do Android voltada para tablets ou não (2.3 ou 3.0), lançamentos como o tablet da RIM (O Playbook), Dell (Streak) e Motorola (Xoom).  Não podemos esquecer também os rumores que rondam o iPad2, que supostamente será anunciado nas próximas semanas.

Todas essas notícias, aliadas ao uso da computação em nuvem, só reforçam as previsões de que em algum momento no futuro nossos tablets e/ou celulares substituirão, em grande parte, os dispositivos tradicionais como desktops e notebooks para as atividades do dia-a-dia.

Eu mesmo adquiri um iPad e confesso que substitui o notebook para as atividades como consultas eventuais a emails ou para se colocar em dia com os sites e news feeds de um modo geral.  Ele passou a ser um aliado para, inclusive nos momentos de lazer, para realizar uma consulta de algum item interessante que ví na televisão.

Outra notícia interessante do mercado foi o anúncio, por parte da Nokia, que passará a utilizar o sistema operacional móvel da microsoft para dar vida a sua linha de celulares, aparentemente eliminado o Symbian e Linux que eram usados em toda a linha, desde os modelos mais simples até seus smartphones.

Para quem quiser maiores informações sobre os lançamentos da Nvidia leia o post e veja que, se concretizadas as previsões, teremos celulares e tablets com uma performance até 100 vezes maior do que a encontrada em 2010 até 2014!

No próximo post comentarei sobre a reação do mercado e análises sobre o acordo Nokisoft (Nokia + Microsoft).

Share
This entry was posted in Geral and tagged , , , , , , , . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>